Encanador Curitiba
Encanadores licenciados e com referências.

Compare Preços e Serviços
de Encanadores em Curitiba!

Gratis e sem compromisso! (41)4042-6497

Aparelhos modernos podem mesmo economizar água e energia?
31 de julho de 2016
0

Na última década, a eficiência energética padrão dobrou. A maioria dos novos modelos oferecem vários controles de lavagem e enxágue, alguns também dispõem de uma opção de “economia de espuma” que economiza água e sabão de um ciclo para o outro.

Certas máquinas detectam automaticamente o tamanho da carga, a sujeira da água, e até mesmo o tipo de tecido, e ajustam o nível de água e ciclos de lavagem em conformidade. Também vale a pena olhar para um modelo com uma velocidade de rotação mais rápida, que extrai mais água para que menos energia seja necessária para a secagem (se você usar uma secadora). A grande maioria das lavadoras domésticas são máquinas de eixo vertical, o que significa que o tambor de lavagem é montado verticalmente e as roupas são carregados a partir do topo.

O eixo horizontal (eixo H) utiliza 30-60% menos água e 50-70% menos energia, porque o tambor enche de água pela parte inferior, o que permite um nível de enchimento mais baixo. Outras vantagens são menores custos de secagem (graças aos ciclos de girar mais rápido), menor uso de detergente por carga e um melhor desempenho.

Máquinas de Lavar Roupa -Minimizar o uso de água quente é uma maneira simples de reduzir as contas de energia. Fazer a lavagem em baixa temperatura poupa uma boa dose de dinheiro. Um aquecimento pré-lavagem pode ser necessário para roupas muito sujas, mas isso ainda é mais eficiente do que um ciclo inteiro de lavagem com água quente. Lavar em água fria pode ser adequado em muitos casos, especialmente se você usar um detergente enzimático.

A eficiência energética deve ser uma consideração importante ao comprar uma nova máquina de lavar, um modelo eficiente pode pagar pelo seu custo extra em apenas alguns anos (a média de vida é de 13 anos), por isso, verifique o Selo de Economia de Energia de cada aparelho antes de comprar.

Máquinas de lavar louça – A máquina de lavar louça normalmente usa o equivalente a 700-850 kWh de eletricidade por ano, ou quase tanta energia quanto uma secadora de roupas ou um congelador. A maior parte dessa energia é usada para aquecer a água que irá lavar os pratos, o que significa que a melhor maneira de melhorar a eficiência de lavagem da louça é reduzir o consumo de água quente. A maioria das máquinas de lavar louça modernas têm um aquecedor de reforço embutido, que eleva a temperatura da água de lavagem durante os ciclos para matar germes e eliminar gordura. Este recurso permite que você reduza a configuração do seu aquecedor de água quente. Mas cuidado, muitas máquinas de lavar louça não são controladas termostaticamente, independentemente da temperatura da água de entrada, que apenas contribui para o desperdício de energia se você não desligar o seu aquecedor de água.

As máquinas de lavar louça atualmente no mercado usam cerca de 5 litros de água quente por carga. Lembre-se que a máquina de lavar louça que utiliza metade da água só precisa de metade da energia para aquecer a água.  O tamanho dos aparelhos é um fator crítico para alcançar a eficiência energética. Em máquinas de lavar louça, existem as unidades compactas e as de capacidade padrão. Modelos compactos usam menos energia por carga, mas mantém lavam menos pratos de modo que você pode realmente consumir mais energia por operá-los com mais frequência. Sempre tente operar uma máquina de lavar louça com uma carga completa. Se isso não for possível, use um ciclo de economia de energia.Selecione a opção sem calor de secagem, se a sua máquina tem. Se não, pare a máquina antes do ciclo de secagem começar e abra a porta para deixar os pratos secarem sozinhos.

Lavar roupa e lavar louça são duas das atividades que mais requerem uso de energia em casa. A maioria dos aparelhos podem ser operados de forma mais eficiente e barata, sem qualquer perda de desempenho de fato. Por isso verifique o selo de economia de energia listada em cada aparelho antes de comprar, com o passar dos anos a economia que uma maquina que sabe usar a energia de forma eficiente pode proporcionar vai fazer muita diferença para o seu bolso e para o meio ambiente!

Confira agora a Tabela de consumo/eficiência energética do INMETRO!